domingo, 15 de maio de 2011

Atividade 1

Atividade 1- Concepções de ensino/aprendizagem

Objetivo:

Faça uma pesquisa sobre as diferentes concepções de ensino/ aprendizagem que circulam no espaço escolar.
Vá ao Fórum "Concepções de ensino/aprendizagem" e discuta com seus colegas as vantagens e desvantagens de se implantar em sala de aula uma metodologia de trabalho que corresponda às diferentes concepções que você listou na sua pesquisa. Na hora de comentar cada teoria, leve em consideração aspectos como: conceitos de aprender e ensinar, papéis do estudante e professor, definição de "erro", sistema de avaliação etc.
Sistematize os pontos levantados no Fórum "Concepções de ensino/aprendizagem" e envie suas conclusões a respeito dessa discussão para a Biblioteca/ Material do Aluno.


Atividade 1 para a Biblioteca
No Fórum diversas teorias foram colocadas: Algumas instrucionistas e outras construcionistas. O conhecimento das diversas teorias é de extrema importância para a realização de um bom trabalho. Há muito tempo existe essa discussão. De acordo com o pensamento da maioria dos cursistas deve haver equilibrio na aplicação desta ou daquela concepção. A escolha deve ser feita levando em conta o local, a clientela, o momento histórico, o conhecimento que o professor tem.
O trabalho não deve ser rigorosamente fechado em apenas uma teoria, deve mesclado com outras, levando em conta a realidade de cada turma/aluno. Uns conseguem trabalhar de uma forma mais livre, apenas orientada. Outros necessitam de um direcionamento maior. O professor deve reconhecer à hora da mudança ou não. Para isso é muito importante ter o conhecimento do assunto, para fazer a melhor escolha.


Visão instrucionista na educação:

• professor transmissor do conhecimento;

• relação hierárquica;
• aluno passivo;
• transmissão;
• quantidade e repetitividade;
• avaliação do resultado;
• currículo pré-determinado.



Visão instrucionista no uso do computador como ferramenta de suporte de ensino e aprendizagem:

• foco na transmissão;
• no armazenamento;
• o conteúdo é ordenado de forma linear e progressiva;
• reforço;
• transfere para o computador a tarefa de ensinar;
• tutorial, exercício-e-prática, jogo e simulação.



Concepção construcionista da educação:

• aprendizagem é o foco central;
• professor: criador de ambientes de aprendizagem, mediador e facilitador;
• autoridade compartilhada;
• aluno: sujeito do processo de aprendizagem;
• construída no processo, na interação entre sujeitos, objetos e meio;
• conhecimento em rede;
• avaliação do processo;
• currículo flexível.


Visão construcionista no uso do computador:
• aprendiz constrói o seu próprio conhecimento;
• computador é o suporte;
• aluno ensina o computador por meio da exploração, interação, investigação e descoberta;
• professor mediador;
• descrição-execução-reflexão-depuração-descrição.



http://bloggead.blogspot.com/2007/06/imaginao-o-limite.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário