domingo, 15 de maio de 2011

Atividade 3

Atividade 3 - Projetos didáticos e Papéis sociais de professores e estudantes

Objetivo:

O trabalho com projetos didáticos tem importantes implicações pedagógicas. Vá ao Fórum “Projetos didáticos e Papéis sociais de professores e estudantes” e discuta com seus colegas as seguintes questões: Pode-se afirmar que a o projeto didático ressignifica o espaço de aprendizagem? Como ficam os papéis do estudante e do professor nesse tipo de pedagogia?
Depois de encerrado o debate, sistematize suas conclusões e envie para a Biblioteca/ Material do Aluno.

Fórum
O Projeto Didático ressignifica o espaço de aprendizagem a partir do momento em que o professor escolhe um tema, com situações reais e concretas, contextualizadas, que interessem de fato aos alunos. O papel do professor muda, ele deixa de ser um informante para ser um aprendiz. O tema do projeto deve ser escolhido pelo professor, pois ele sabe os objetivos didáticos e os conteúdos que deseja trabalhar, mas existe um espaço para a tomada de decisão dos alunos. Ele é uma idéia mais ampla, onde professor e alunos imaginam uma ação, traçam um plano para torná-la real, realizam esse plano, controlam o processo, respondem aos acontecimentos imprevistos e chegam ao resultado projetado.


Biblioteca


Durante as colocações feitas no fórum, a maioria dos professores concorda que é muito importante trabalhar com projetos. O projeto leva a maior interação entre professor e alunos. O projeto é o melhor caminho para sistematizar os conteúdos, trabalhar a interdisciplinaridade, a interação dos e a socialização dos alunos. O importante é saber planejar. O planejamento tem ser bem elaborado pensando na turma e nas disciplinas envolvidas, as mídias a serem utilizadas, objetivos, metodologias e avaliação. Ao desenvolveram projetos, professores e alunos ensinam e aprendem ao mesmo tempo de modo lúdico, criativo e produtivo. Além disso, os resultados alcançados podem ser aproveitados por toda a sociedade.
Compartilho da mesma opinião da colega, quando ela diz que não concorda com os modismos e com a obrigatoriedade de se trabalhar com projetos. O professor deve se sentir a vontade para escolher se deseja ou não trabalhar com projetos. Deve também receber capacitação e auxilio para os que encontrarem dificuldades na elaboração do projeto. Só assim haverá uma maior participação e interesse nesse tipo de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário