domingo, 15 de maio de 2011

Atividade 4

Atividade 4 - Autonomia, interdisciplinaridade e currículo

Objetivo:

Vá ao Fórum "Autonomia, interdisciplinaridade e currículo" e discuta com seus colegas como o professor pode, no contraponto com a necessidade de garantir aos estudantes o aprendizado dos conteúdos curriculares, gerenciar a relação entre tempos, ritmos e objetos de aprendizagem diferentes.
Encerrado o debate, sistematize suas conclusões e envie para a Biblioteca/ Material do Estudante.

Fórum
O poder do professor tem um papel importante na relação interpessoal com os alunos. Ele o responsável pela apresentação dos conteúdos. Desse modo, o planejamento em sala de aula deve se basear em práticas pedagógicas que contribuam para a aprendizagem dos educandos. É necessário organizar as ações e construí-las de maneira que o interesse dos alunos seja o principal alvo a ser alcançado, em conseqüência disso o conhecimento surge. Os conteúdos curriculares precisam ser passados de maneira atraente aos alunos. As aulas precisam de uma reformulação imediata para que o professor possa procurar mecanismos aliados para manter o aluno na escola. Quanto a autonomia do professor dentro da escola podemos destacar atividades que englobam tempo, ritmos e conhecimento como: aulas de campo, projetos interdisciplinares, utilização de mídias em sala de aula, pesquisas tecnológicas, pesquisas científicas, simulados eletrônicos etc. Tudo o que é vivenciado na busca da aprendizagem é valioso para a efetivação da educação de qualidade que tanto se deseja.


Biblioteca

Concordo com os colegas quando falam que é trabalhar com projetos na Escola desenvolve autonomia e competências que está relacionado com os pilares da educação: aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver e é claro aprender a aprender. São os projetos é que dão conta de transmitir os conteúdos do currículo com autonomia a partir da interdisciplinaridade.
Nós educadores deveríamos ter condições, em conjunto com a sociedade e, respeitando a individualidade de cada aluno. Sermos todos edificadores do saber. Construindo um outro sentido pedagógico para a sociedade. Devolvendo a escola a sua verdadeira função.
Muitas vezes a interdisciplinalidade é muito difícil de ser realizada, pois um projeto com vários professores envolvidos de forma integrada, geralmente torna-se inviável, pelo desencontro dos mesmos. Mas não custa nada tentar, usado mediadores da própria comunidade escolar: Coordenação e orientação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário