domingo, 15 de maio de 2011

Atividade 5

Atividade 5 - Autocrítica

Objetivo:

Retome uma das experiências que desenvolveu nos módulos Básico ou Intermediário utilizando mídias no trabalho de sala de aula.
Releia a proposta e/ou o relato que, à época, você fez dessa experiência.
Vá ao Fórum “Autocrítica”, narre a experiência aos demais colegas e avalie o quanto a maneira como desenvolveu o trabalho foi ou não adequada.
Pontue seus erros e acertos e envie seu texto para Biblioteca/ Material do Aluno.

Fórum

Realizei a atividade com uma turma de 5° ano (antiga 4ª série). É uma turma com apenas 16 alunos com muita dificuldade na aprendizagem e muito desinteressada. Existem alunos que ainda não dominam a leitura.

Eu apresentei o texto e conversei sobre o trabalho que seria realizado.

Nós teríamos um narrado, os personagens e o sonoplasta, que iriam realizar os sons da história.

A proposta era contar a história para a turma do jardim, atrás de um lençol.

Foi assim que aconteceu:

Por trás de um lençol preso em cadeira colocada em cima de mesas, montamos a nossa “rádio”.

A historia escolhida foi O Ratinho Guloso de Marlene B. Cerviglieri.

Uma menina que tem uma boa leitura foi à narradora. E outros cinco participaram da apresentação. Realizamos muitos ensaios.

No dia ficaram bastante nervosos, mas conseguiram realizar a tarefa.



A professora de Educação física colaborou na realização da atividade filmando a apresentação.

Concluindo a turma do jardim adorou a apresentação, eles ficaram curiosos e empolgados.

Os alunos que participaram adoraram a experiência e eu também.


Hoje provavelmente eu pensaria de uma forma diferente. Pensaria em realizar a apresentação com sons previamente gravados. Ao mesmo tempo penso que ao vivo ainda é bem mais interessante.

Biblioteca

Nesse fórum, os colegas colocaram seus projetos realizados nas etapas anteriores do curso. Eu tentei encontrar as atividades que eu realizei, mas só encontrei a simulação de um rádio, com sonoplastas, etc. Eu não sei bem, mas acho que faria outra coisa diferente ou de outra maneira. Esse fórum foi bom para conhecermos os projetos de alguns colegas e a idéia que tem sobre eles e a repensar a nossa prática. Ajuda muito, até mesmo a ter idéias. Gostei muito de conhecer outros projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário